PMMT inicia 39ª edição das Olimpíadas da instituição e reúne mais de 300 atletas de todo o Estado
Competições serão realizadas ao longo de uma semana, em diversos pontos da Capital
Hallef Oliveira | PMMT
Soldado Elias/CCSMI-PMMT
A Polícia Militar de Mato Grosso deu início, na manhã desta segunda-feira (18.11), à 39ª edição dos Jogos Olímpicos da instituição. As competições seguem até a próxima sexta-feira (22) e reúnem mais de 300 atletas da corporação e de todos os 15 Comandos Regionais do Estado.
A cerimônia de abertura foi realizada no Quartel do Comando-Geral e contou com a presença das nove delegações participantes, sendo o Quartel do Comando-Geral (QCG), o 1º Comando Regional (Cuiabá), o 2º Comando Regional (Várzea Grande) e Ciopaer, o 3º, 9º e 15º CRs (Sinop, Alta Floresta e Peixoto de Azevedo); o 4º e 11º CRs (Rondonópolis e Primavera do Leste); o 5º, 10º e 13º CRs (Barra do Garças, Vila Rica e Água Boa); o 6º e 12º CRs (Cáceres e Pontes e Lacerda) e Grupo Especial de Fronteira (Gefron); e Comando de Policiamento Especializado (CPE) e Casa Militar.
Na solenidade, a entrada da tocha e acendimento da pira olímpica foi realizada pela soldado Janaína Soares, que representou o time do 4º e 11º Comandos Regionais, delegação campeã da última edição dos jogos. Em seguida, o juramento dos atletas foi conduzido pelo terceiro-sargento Nailson Magalhães Sousa, também do mesmo time.
Os atletas irão competir em modalidades individuais e coletivas como o futebol masculino, futsal feminino, vôlei de areia, natação, cabo de guerra, tiro esportivo, abordagens e pega-ladrão. Neste ano, a olimpíada também traz novas modalidades como beach tennis, xadrez, sinuca e provas de aptidões físicas.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Alexandre Corrêa Mendes, destacou a importância da competição para a promoção de práticas esportivas e momentos de integração entre toda a tropa.
“A importância dessa competição está, principalmente, na união e confraternização entre todos nós irmãos de farda. Me sinto no dever de torcer por todos e oferecer uma competição segura e de qualidade, onde o foco está na promoção da nossa saúde, qualidade de vida e todas as qualidades positivas que só o esporte permite em nos proporcionar”, afirmou o comandante-geral.
Entrega de kimonos
A cerimônia de abertura também contou com a entrega de 265 kimonos, doados por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH), para projetos sociais das cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças e Tangará da Serra.
“Somente na Região Metropolitana, mais de duas mil crianças e adolescentes fazem parte desses projetos tão grandiosos. A Polícia Militar, além de garantir a segurança da população, também desenvolve um papel social e possibilita novas oportunidades aliadas à prática do bem, ensinando sobre cidadania, bons valores, contribuindo para uma sociedade mais segura”, afirmou o coronel Mendes, que realizou a entrega dos materiais.
Também estiveram presentes na solenidade a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), coronel PM Grasiele Bugalho; o secretário-adjunto de Integração da Operacional da Sesp-MT, coronel PM Cláudio Carneiro; a comandante-geral adjunta da PMMT, coronel Francyanne Siqueira Chaves; o subchefe de Estado-Maior Geral da PMMT, coronel José Nildo de Oliveira; o corregedor-geral da PMMT, coronel Fernando Augustinho Oliveira Galindo, entre outras autoridades.