Português (Brasil)

Mais de 6 mil alunos participam da 3ª Olimpíada da Matemática em Alta Floresta

Mais de 6 mil alunos participam da 3ª Olimpíada da Matemática em Alta Floresta

No Estado, são mais de 34 mil estudantes participantes de 18 municípios

Compartilhe este conteúdo:

Danielle Tavares | Assessoria/Unemat

Premiação da competição em Alta Floresta
Crédito - Abner Miranda

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou a 3ª edição das Olimpíadas da Matemática em Alta Floresta, com  participação de 6.445 alunos de 18 escolas públicas do município, sendo 7 municipais. A cerimônia de entrega da premiação aos vencedores ocorreu nesta quinta-feira (14.11), na Escola Municipal Jardim das Flores, com a presença de pais, professores, diretores e autoridades municipais da área de Educação.

Aos 18 anos de idade, Weiqui Vinicius Todero Barboza, da Escola Estadual Jayme Veríssimo Campos Júnior, foi um dos alunos medalhistas do nível 4 (Ensino Médio). Com gosto pela Matemática, ele deseja fazer Engenharia Elétrica na faculdade, e conta que as Olimpíadas são um incentivo aos estudos.

“É um bom desafio. A gente tem que se empenhar para ir bem na prova. A gente estudou depois das aulas porque gosta desse desafio, essa competição entre amigos é um incentivo para estudar mais. É sempre útil aprender uma coisa nova e melhorar algo que já sabe”.

O medalhista está entre os mais de 34 mil alunos de escolas públicas em todo o Estado que participaram das Olimpíadas da Matemática, edição 2024, promovida pela Unemat.

Além de Alta Floresta, 11 municípios do Norte do Estado e outros sete do polo de Barra do Bugres receberam a competição. As cerimônias de premiação começaram em outubro e vão até dezembro, com certificação para estudantes que compareceram na terceira e última fase das provas. Além disso, os três primeiros colocados em cada nível ganham medalhas.

A coordenadora do projeto em Alta Floresta pela Unemat, professora Adriana Matheus Figueiredo, ressalta a importância da aproximação entre universidade e sociedade.

“Esse momento é o mais legal de todo o processo, em que os pais estão presentes. Um momento de orgulho, de ver que os filhos deles estão no caminho certo, e também um momento de orgulho para nós enquanto professores. É um momento da ação da Unemat na sociedade, em que você consegue sentir porque, nós docentes da universidade, estamos inseridos e devemos nos aproximar, cada vez mais, da comunidade”.

Programa Olimpíadas da Matemática

O programa conta com parcerias das Diretorias Regionais de Educação (DREs) e secretarias municipais, e procura promover um movimento nas escolas em prol da construção do conhecimento e da popularização da ciência.

“O programa Olimpíadas da Matemática da Unemat, envolvendo os polos de Sinop e Barra do Bugres, conseguiu ultrapassar a marca de 34 mil estudantes participantes de 18 municípios do nosso Estado”, comemora o coordenador geral, professor Miguel Koga.

O projeto de extensão começou em 2019, por meio de um edital conjunto com a Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM).               

Compartilhe este conteúdo: