Português (Brasil)

Atletas de MT conquistam medalhas em mundiais de Parajiu-Jitsu na Grécia e nos Emirados Árabes Unidos

Atletas de MT conquistam medalhas em mundiais de Parajiu-Jitsu na Grécia e nos Emirados Árabes Unidos

Os pódios foram alcançados nas categorias de atletas com lesão medular, paralisia cerebral e amputados, além da inclusão reversa

Compartilhe este conteúdo:

Cida Rodrigues | Secel-MT

A delegação mato-grossense que participou dos mundiais de Parajiu-Jiutsu na Grécia e nos Emirados Árabes Unidos, está retornando para o Brasil trazendo medalhas. Até o momento foram conquistadas 22 medalhas entre ouro, prata e bronze. As competições em Abu Dhabi, capital executiva dos Emirados, terminam no próximo domingo (17.11).

A viagem contou com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e foi acompanhada pelo secretário David Moura, e pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, reconhecida como madrinha nacional e embaixadora mundial do Parajiu-Jitsu. 

Na Grécia, a equipe da Associação de Jiu-Jitsu Paradesportivo, de Barra Garças, conquistou 9 medalhas, sendo três de ouro, quatro de prata e duas de bronze, no mundial que ocorreu de 23 a 28 de outubro, em Heraklion, na ilha de Creta.

Nos Emirados Árabes Unidos,  já garantiram 11 medalhas. Realizada nos dias 6 e 7, a competição paradesportiva faz parte do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Profissional de Abu Dhabi, que é considerado o maior e mais prestigiado evento da modalidade no mundo.

Os pódios foram alcançados nas categorias de lesão medular, paralisia cerebral e amputados, com os atletas Vivaldo Pereira, Elcirley Luz, Marcus Aurelius, Suiany Linhares, Mário Edson Oliveira, João Pedro Caldeira, Antônio Vitor Lopes. Na inclusão reversa, os medalhistas foram Isabela Ladislau e Pedro Marcos Braga.

Completa a lista de medalhistas o paratleta, Kaike Angelim, na categoria K-2 a K4, de paraplegia. Além de vice-campeão mundial, o esportista de Cuiabá recebeu o Troféu de Atleta Superação da competição.

“Desde meu acidente há 1 ano e 11 meses eu achei que nunca mais poderia lutar. E estar novamente fazendo história e representando meu estado de Mato Grosso fui muito gratificante”, expressa Kaike. 

Para o secretário da Secel, David Moura, a participação da delegação mato-grossense mostrou ao mundo a força do paradesporto no Estado.

“Esses atletas são exemplos de orgulho e de superação para todos nós.  Mais do que medalhas, nos trazem muita inspiração para continuar investindo em políticas públicas que provam o poder transformador do esporte na vida das pessoas. As ações desenvolvidas pela primeira-dama Virginia Mendes com a inclusão serve de modelo para outros Estados”, conclui o secretário.

 

Compartilhe este conteúdo: