Sírio-Libanês inicia projeto em Barra do Garças para prevenir infecções hospitalares em UTI
A iniciativa promove assistência especializada e capacitação às unidades de UTI, em 300 municípios pelo Brasil
Autor: Secom-BG
O Hospital Municipal Milton Pessoa Morbeck recebeu, nesta terça-feira (17), a primeira visita de profissionais do projeto Saúde em Nossas Mãos. A iniciativa, que é uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Hospital Sírio-Libanês, busca reduzir as infecções relacionadas à rotina hospitalar nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI), com a promoção de assistência especializada e capacitação aos gestores e profissionais da saúde.
Nesta terça, os representantes do projeto conheceram e avaliaram as condições da UTI no hospital municipal, observando a estrutura, os materiais utilizados e a rotina na unidade.
Os trabalhos do Saúde em Nossas Mãos no município serão desenvolvidos até dezembro de 2026 e, nesse prazo, a meta é reduzir em 50% as infecções relacionadas à assistência à saúde na UTI.
De acordo com o Dr. Frederico Medeiros, coordenador da UTI do hospital municipal, a iniciativa deve atuar na redução de desfechos de morte por infecções no ambiente hospitalar.
“Eles trazem uma equipe para fazer um diagnóstico, nos treinar e nos capacitar no sentido de melhorar, tornar mais segura e mais qualificada a assistência que oferecemos aos nossos pacientes”, afirmou o médico.
Até o final de 2026, o projeto realizará atividades presenciais, virtuais e oferecerá suporte remoto para a equipe da unidade.
“A gente cria uma equipe nuclear, com alguns profissionais da unidade, e essa equipe está treinada para disseminar o projeto dentro da UTI”, explicou a enfermeira consultora Isadora Stefanini Guimarães, representante do Saúde em Nossas Mãos.
A parceria entre o Sírio-Libanês e o Governo Federal já dura 7 anos. Segundo o médico infectologista Dr. Brunno Cocentino, que atua no hospital e também é representante do projeto, no primeiro triênio, a iniciativa já atingiu a meta estabelecida, de redução de 50% das infecções hospitalares em UTI’s nas unidades contempladas.
Em Barra do Garças, ele explica que o projeto vai contribuir com a aplicação das medidas de prevenção de infecções.
“Muitas medidas, o hospital já aplica, mas não de uma forma coordenada e com ferramentas específicas para isso. Então a nossa função aqui é instrumentalizar as equipes para que o trabalho fique mais organizado, coordenado e com o objetivo final que é reduzir o dano adverso ao paciente.”
O projeto Saúde em Nossas Mãos está em todos os estados brasileiros. Em Mato Grosso, também são contemplada cidades como Cuiabá, Rondonópolis e Sinop.