Debate entre candidatos à prefeitura de Barra do Garças será realizado dia 02/10
Adilson Gonçalves, do União Brasil, Fátima Resende, do Partido dos Trabalhadores e Roberto Farias, do Partido Liberal, confirmaram suas participações
Foto: Divulgação
Da Assessoria
UFMT
Os candidatos à prefeitura de Barra do Garças estarão frente a frente discutindo suas propostas em um debate realizado pelo Observatório do Direito à Informação (ODI.jor), um projeto do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Câmpus Araguaia, no dia 2 de outubro de 2024. Adilson Gonçalves, do União Brasil, Fátima Resende, do Partido dos Trabalhadores, e Roberto Farias, do Partido Liberal, confirmaram presença.
A população poderá acompanhar as discussões através de uma transmissão pelo canal do YouTube Jornalismo UFMT Araguaia, que terá início às 19 horas pelo horário de Brasília. As pessoas que fazem parte da comunidade acadêmica da UFMT (discentes, servidores técnicos e servidores docentes), podem assistir e participar fazendo perguntas presencialmente na sala 224. Entretanto, terão que apresentar o comprovante de vínculo com a universidade para entrar no local.
O programa contará com cinco blocos e deve durar aproximadamente duas horas. No primeiro bloco, todos os candidatos terão três minutos para responder à mesma pergunta: “Por que o senhor(a) quer ser prefeito(a) de Barra do Garças?’’. No segundo bloco, os candidatos responderão perguntas sobre temas diversos feitas por estudantes-repórteres, discentes do curso de jornalismo vinculados ao projeto e às disciplinas parceiras.
Para o terceiro bloco, a dinâmica será de perguntas feitas entre os candidatos, com ordem definida por sorteio. No quarto bloco, as perguntas virão da comunidade acadêmica. Aqueles interessados em fazer perguntas devem se inscrever no próprio local, até o final do bloco anterior. Ficam para o quinto e último bloco as considerações finais de cada um dos postulantes ao cargo de prefeito ou prefeita.
A mediação será do professor e coordenador do Observatório do Direito à Informação (ODI.jor), Edson Luiz Spenthof, e a organização está a cargo de ampla equipe de estudantes, do quadro técnico do Laboratório de Rádio do curso de jornalismo, com apoio de alguns docentes e do Núcleo de Produção Digital - NPD UFMT.
O objetivo do debate, segundo o coordenador-geral e mediador, professor Edson Spenthof, é servir de atividade laboratorial aos estudantes vinculados ao projeto e a algumas disciplinas, atender ao direito do cidadão de receber informação, especialmente na hora das escolhas eleitorais, e servir para estudos e análises sobre o jornalismo e o direito à informação na atualidade.