Português (Brasil)

Julgamento no STF pode alterar configuração da bancada federal de MT

Julgamento no STF pode alterar configuração da bancada federal de MT

Coronel Fernanda, Amália Barros e Coronel Assis perderiam a vaga para Rosa Neide, Leonardo Albuquerque e Neuma Moraes

Compartilhe este conteúdo:

Da Redação
A Bronca Popular

Um julgamento virtual em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) está em vias de potencialmente reconfigurar a atual bancada federal de Mato Grosso, implicando uma mudança de três cadeiras de deputados federais no Estado. A informação é proveniente do jornal A Gazeta, em sua edição deste domingo (27).

Segundo a reportagem, a ex-deputada Rosa Neide (PT) e o ex-deputado Leonardo Albuquerque (Republicanos) estariam prestes a reassumir seus mandatos caso a decisão seja a favor da recontagem.

A primeira-dama de Rondonópolis, Neuma Moraes (PSB), também figuraria entre os beneficiados por essa reconfiguração.

Esses três nomes ocupariam as vagas atualmente ocupadas pelas deputadas Amália Barros e Coronel Fernanda, ambas do PL, além do Coronel Assis (União).

O julgamento, retomado na sexta-feira (25), teve o voto do ministro Alexandre de Moraes, que seguiu a orientação do relator, ministro aposentado Ricardo Lewandowski.

A proposta é a supressão de trechos da legislação que demandam um condicionante de desempenho eleitoral para a participação dos partidos políticos na distribuição de sobras eleitorais.

 As ações de inconstitucionalidade que motivaram o julgamento foram propostas pelos partidos Rede Sustentabilidade, Podemos, PSB e PP.

Compartilhe este conteúdo: