Português (Brasil)

Cenário político em Pontal do Araguaia, após fechamento da janela de transferência de partido.

Cenário político em Pontal do Araguaia, após fechamento da janela de transferência de partido.

O dia 03 de abril 2020 foi uma data importante no calendário das eleições municipais de 2020. Neste dia, venceu o prazo da janela concedida pela justiça eleitoral, entre os dias 05 de março e 03 de abril 2020, para que vereadores pudessem mudar de partido para disputar as eleições em outra agremiação sem serem punidos pela lei da fidelidade partidária, bem como, terem oportunidade de deixarem um grupo politico em que não estivessem satisfeitos e buscar uma nova legenda para disputar as eleições.          

Cinco dos nove vereadores de Pontal do Araguaia–MT mudaram de partido. Este número corresponde a 55,5% das nove cadeiras do Legislativo local. Entre os vereadores que tentarão a reeleição em uma legenda diferente estão: Flavio Machado Corujinha, deixa o PSD, (da ex-prefeita Divina Oda) vai para PSB (do vereador Leandro); Claudio Freitas, deixa o PDT (do grupo Totó), vai para DEM (do prefeito Gerson Rosa); Marquinho, deixa o SD (do grupo Totó), vai para o DEM (do prefeito Gerson Rosa); Fabiana Corte, deixa o PSD (da ex-prefeita Divina Oda), vai para o MDB (de Adelcino Lopo) e Edimilson  Aguiar; deixa o PP (de Domiciano Dó), vai para MDB (de Adelcino Lopo).

Dos quatro vereadores que não mudaram de agremiação, Leandro de Carlos Cardoso, permanece no PSB, para disputar a Prefeitura Municipal; Mara Vergílio permanece no DEM, onde disputa a reeleição e Edilson dos Anjos Escorpião, permanece no PP, onde também concorre à reeleição.   

Já a vereadora Maria Glória, permanece no PSDB, e certamente disputará a reeleição, mas, deve caminhar com o grupo do pecuarista Adelcino Lopo-MDB, apoiando–o na disputa pela prefeitura.

Esse momento foi muito aguardado, pois com filiação dos detentores de mandato, começa a ser desenhado o cenário final, para a disputa do pleito eleitoral.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Leandro de Carlos Cardoso, pré-candidato à prefeitura, representando a classe dos comerciantes, empresários e trabalhadores, tem o apoio de seu correligionário no PSB, Flávio Machado Corujinha.

O construtor, Domiciano Dó, pré-candidato a prefeito pelo PP, mantem em seu grupo, o vereador Edilson dos Anjos Escorpião.     

O pecuarista Adelcino Lopo-MDB, recebe o apoio de Fabiana Corte e Edimilson Aguiar, pré – candidatos à reeleição e da vereadora Maria Glória, apenas, como apoiadora.

Quem também volta ao cenário político, apoiando Adelcino Lopo e pleiteando uma vaga na Câmara Municipal é o ex-vereador por três mandatos, Miguel Arcanjo (MDB).            

O prefeito Gerson Rosa - DEM, pré-candidato a reeleição, representando a continuidade, tem o apoio três vereadores, Mara Vergílio, Marquinhos e Claudio Freitas.

Com a ida de Claudio Freitas para o DEM, a pré-candidatura de Claudio Totó deixa de existir, passando apoiar a pré-candidatura do prefeito Gerson Rosa, à reeleição.

A pré – candidatura de Luciano Costa – PSD, apoiada pelo grupo politico ligado à ex-prefeita Divina Oda, perdeu o apoio de dois vereadores, Flavio Corujinha e de Fabiana Corte. Porém recebeu apoio de outras lideranças como o cantor e comunicador, Vinicius Medeiros, o Vini Jack e, o ex-vereador Vicente Ferreira, o Vicentão.  

O pré-candidato Jair Junior – PSL não recebeu apoio de nenhum detentor de mandato eletivo, mas, reafirma nos bastidores, que disputará as eleições.

Com essas definições seguem cinco pré–candidaturas a prefeito de Pontal do Araguaia, uma representada pela fusão das pré –candidaturas de Domiciano Dó e Leandro Cardoso (PP – PSB); Adelcino Lopo (MDB), Gerson Rosa (DEM), Luciano Costa (PSD) e Pastor Junior (PSL).

Texto: Prof. “KK”

Fonte: pontaldoaraguaianews.com