Portal da Transparência amplia dados sobre renúncias fiscais
Ferramenta da CGU detalha benefícios fiscais concedidos a empresas entre 2015 e 2024, a partir da desoneração de tributos federais e de incentivos governamentais
Agência Gov | Via CGU
Divulgação/CGU
Portal permite consultas detalhadas sobre renúncias fiscais concedidas a mais de 77,5 mil pessoas jurídicas, com filtros por tipo de renúncia, benefício fiscal e empresa
A partir desta sexta-feira (06/12), o Portal da Transparência, gerenciado pela Controladoria-Geral da União (CGU), disponibiliza novos dados detalhados sobre as renúncias fiscais concedidas pelo Governo Federal. A atualização abrange mais de R$ 1,25 trilhão em benefícios fiscais, relativos à desoneração de tributos federais e incentivos governamentais, no período de 2015 até o primeiro semestre de 2024. Entre os novos dados, destacam-se informações sobre o Fundo de Investimento da Amazônia (Finam) e o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).
Consulta e periodicidade
Os dados foram consolidados pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB). A previsão é de atualizações anuais, com revisões semestrais, garantindo maior transparência.
A abrangência das informações varia conforme o tipo de renúncia fiscal. Benefícios relacionados à importação (Imposto de Importação, IPI, PIS e COFINS) trazem valores de 2015 a 2024 (primeiro semestre). Já as renúncias referentes à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e ao Imposto de Renda de Pessoas Jurídicas (IRPJ) abrangem dados de 2015 a 2023, declarados via Escrituração Contábil Fiscal (ECF). Para o Perse, constam informações de 2022 e 2023, com perspectivas de inclusão de dados complementares de 2024 em futuras atualizações.
Transparência em números
O Portal permite consultas detalhadas sobre renúncias fiscais concedidas a mais de 77,5 mil pessoas jurídicas, com filtros por tipo de renúncia, benefício fiscal e empresa. Além disso, foi ampliada a lista de empresas imunes e isentas, agora com mais de 413 mil registros, e de 25,6 mil habilitadas a benefícios fiscais.
A plataforma também integra dados que conectam empresas ao Governo Federal, como recursos recebidos, notas fiscais emitidas, participação em licitações, contratos firmados e punições administrativas. Essa integração reforça o papel do Portal como ferramenta de controle social e transparência pública.
Renúncias fiscais em contexto
A renu´ncia fiscal ocorre quando o governo abre ma~o de receber o total ou parte dos tributos devidos em prol de um esti´mulo da economia ou de programas sociais, que sera~o desenvolvidos pelo setor privado ou por entidades na~o-governamentais.
O conceito predominante internacionalmente e adotado pela Secretaria da Receita Federal e´ o de “gasto tributa´rio”. O termo refere-se a despesas indiretas do governo realizadas por meio do sistema tributa´rio, com o objetivo de atender metas econo^micas e sociais. Essas despesas representam uma excec¸a~o ao sistema tributa´rio de refere^ncia, reduzindo a arrecadac¸a~o potencial e, consequentemente, aumentando a disponibilidade econo^mica do contribuinte.
20 anos de avanços no Portal da Transparência
Com duas décadas de existência, o Portal da Transparência tem passado por constantes melhorias desde seu lançamento em 2004. Em 2024, já recebeu um novo layout, mais moderno e acessível, e aprimoramentos na experiência do usuário.
Leia também: Portal da Transparência ganha nova versão. Conheça as novidades
Ao divulgar amplamente as renúncias fiscais, a CGU fortalece o papel do Portal como um instrumento essencial de controle social. Ele permite à sociedade avaliar como os recursos federais são destinados, destacando-se como referência nacional e internacional em transparência pública.
Acesse as novidades