Português Italian English Spanish

Ômicron: Brasileiros infectados receberam vacina da Janssen na África do Sul, diz secretaria de SP

Ômicron: Brasileiros infectados receberam vacina da Janssen na África do Sul, diz secretaria de SP


Redação Notícias Yahoo

Os dois, que residem na África do Sul e apresentaram sintomas leves da doença, receberam as vacinas da Janssen.

Os dois, que residem na África do Sul e apresentaram sintomas leves da doença, receberam as vacinas da Janssen. (Foto: Darren Stewart/Gallo Images via Getty Images

O casal de brasileiros infectados pela Ômicron, nova variante da Covid-19, foi imunizado com a vacina de dose única da Janssen, na África do Sul. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, em entrevista à GloboNews. Na última terça-feira, agentes da Vigilância Sanitária estiveram com o casal e confirmaram a imunização com uma dose do imunizante da Janssen.

Os dois brasileiros estão na capital paulista, na casa de parentes, e seguem isolados. 

A recente mutação do vírus Sars-Cov-2 chegou ao Brasil nesta terça-feira (30), de acordo com comunicado da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A agência informou que exames preliminares feitos pelo laboratório Albert Einstein comprovaram a presença da variante Ômicron em testes de dois brasileiros — um homem e uma mulher — vindos da África do Sul, que desembarcaram no Aeroporto de Guarulhos no dia 23 de novembro.

O casal, isolado em uma residência na capital, é acompanhado pela SMS (Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde). Os dois residem na África do Sul e estão em visita ao Brasil, e apresentam sintomas leves da doença, segundo a prefeitura.

Além do acompanhamento, a Secretaria Municipal de Saúde rastreia as pessoas que possivelmente tiveram contato com os dois.

"O casal cumpre o isolamento social recomendado pela Vigilância em Saúde e não apresenta sintomas da doença. Neste momento, equipes de saúde estão na residência dos pacientes e a SMS apura os possíveis contatos de ambos para que seja possível fazer imediatamente o rastreamento e o monitoramento de todos, além de comprovar a situação vacinal da família."