O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrará nesta segunda-feira (23) com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
Os dois estão em Buenos Aires, na Argentina, para a reunião de cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos), marcada para acontecer amanhã (24).
Esta é a primeira viagem internacional de Lula após tomar posse como presidente da República. O petista viajou para o país vizinho no domingo (22). No Twitter, ele afirmou a viagem serve para retomar a parceria entre Brasil e Argentina.

Encontros bilaterais. Nesta viagem, Lula deve ter seis reuniões bilaterais, como com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, informou o portal g1.
Agenda
Na manhã de hoje, o petista se reúne com Alberto Fernández, presidente argentino, na Casa Rosada. Antes, Lula participa de uma oferenda de flores na Plaza San Martín.
Nas redes sociais, o presidente declarou: “Hoje estarei com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, em reuniões com o governo e o setor privado argentino. A relação de parceria entre nossos países é antiga e vamos aprofundar a cooperação pelo desenvolvimento da região e o melhor para nossos povos.”

Lula também deve se reunir com empresários e, à noite, deve ir a um concerto musical no Centro Cultural Kirchner.
Comitiva presidencial
Seis ministros acompanham Lula na primeira viagem internacional. São eles:
-
Mauro Vieira (Relações Exteriores);
-
Fernando Haddad (Fazenda);
-
Nísia Trindade (Saúde);
-
Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência);
-
Luciana Santos (Ciência e Tecnologia);
-
Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social).
Governo anterior. Por questões ideológicas, Jair Bolsonaro (PL) não visitou a Argentina desde quando Fernández assumiu o poder, em 2019. O ex-presidente também isolou o Brasil dos demais países vizinhos.