Português (Brasil)

Mendes diz não ter garantia de que 13º será pago neste ano

Mendes diz não ter garantia de que 13º será pago neste ano

Chefe do Executivo diz que pagamento de benefício depende da arrecadação nos próximos meses

Reprodução

https://www.midianews.com.br/storage/webdisco/2019/02/20/438x291/ecfdb36a19e6e6e6c9ea2855071f3970.jpg

Governo não tem garantia de pagamento de 13º neste ano

CAMILA RIBEIRO 
DA REDAÇÃO MIDIA NEWS

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou que até o momento não é possível dar garantia de que o 13º salário dos servidores públicos do Estado será pago em dezembro deste ano.

 

Conforme dados da Secretaria de Fazenda (Sefaz), a folha de pagamento do funcionalismo no mês de dezembro é de R$ 500 milhões. Para pagar o 13º salário, o Governo irá aumentar a despesa em mais R$ 560 milhões, pois as empresas públicas também entram no montante. 

“Hoje não tenho essa garantia [de pagamento]. Depende muito da arrecadação. Não dá para afirmar, neste momento, que sim ou que não. Estamos trabalhando para buscar recursos para que em dezembro possamos pagar o 13º”, disse o governador.

Assim que assumiu o Paiaguás, o governador alterou a forma de pagamento do 13º sob alegação de dificuldades no caixa.

Anteriormente, os valores eram quitados conforme o mês de aniversário do servidor. Mendes, por sua vez, transferiu o pagamento de toda a folha para dezembro.

 

O chefe do Executivo afirmou, ainda, que o Estado está, entre outro pontos, “apertando” a cobrança de impostos, de modo que haja um incremento nas receitas, o que auxiliaria no pagamento.

 

“Temos vontade politica e, muito mais que vontade, o governo está trabalhando muito. Em agosto, vamos soltar uma nova forma para facilitar a vida do cidadão dando desconto em multas e juros para que voltem a pagar impostos atrasados”, disse.

 

“Estamos apertando a cobrança de impostos, buscando vários mecanismos para que a receita possa melhorar e termos condições de pagar em dezembro”, concluiu.