Português (Brasil)

Mendes assina termo para receber gás e quer novos acordos

Mendes assina termo para receber gás e quer novos acordos

País vizinho vai enviar 1,5 milhão de metros cúbicos do produto ao mês para Mato Grosso

Secom-MT

O governador Mauro Mendes, durante assinatura de contrato na Bolívia

DOUGLAS TRIELLI
DA REDAÇÃO

 

O governador Mauro Mendes (DEM) assinou, na manhã desta quinta-feira (26), um contrato com a Bolívia para fornecimento a Mato Grosso de 1,5 milhão de metros cúbicos de gás natural ao mês.

 

O acordo foi assinado após quase um ano de negociação. O contrato, firmado com a estatal YPFB (Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos), vai permitir que a Usina Termelétrica Governador Mário Covas, em Cuiabá, retome suas atividades. Mato Grosso está sem o fornecimento de gás desde junho de 2018.

 

 

“O gás natural é uma matriz energética importante. Teremos que desenvolver um mercado potencialmente grande no Brasil e no nosso Estado. A partir desse contrato firme, teremos o restabelecimento do fornecimento do gás de maneira confiável e a preços competitivos”, afirmou o governador.

“Esse contrato é apenas mais um passo desse intercâmbio comercial, que espero que possamos aprofundar nos próximos meses, próximos anos. A Bolívia encontrou um caminho seguro de crescimento, que tem trazido um desenvolvimento importante ao País. E esse entrelaçamento comercial trará frutos e benefícios a todos nós”, acrescentou.

 

Anteriormente, o governador já havia dito que o acordo irá trazer valor à Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás), que até o início do ano corria risco de ser extinta.

 

Durante discurso, Mendes disse ao presidente boliviano Evo Morales que espera que o contrato do gás seja apenas o início de uma série de acordos comerciais com o país vizinho.

 

Além do gás natural, a visita de Mendes ao país serviu para assinatura de um memorando de entendimento para viabilizar estudos de fornecimento de energia elétrica e cloreto de potássio pela Bolívia. Os estudos devem ser concluídos em nove meses. O cloreto de potássio é utilizado na agricultura.

 

“Estamos estudando outras parcerias comerciais. Ontem visitamos a planta de cloreto de potássio, um importante investimento feito neste país e que cria novas oportunidades, já que Mato Grosso é um grande consumidor de fertilizantes”, disse.

 

“E temos outras oportunidades e parcerias que podemos desenvolver ao longo dos próximos meses. Portanto, agradeço este empenho demonstrado por sua equipe. E tenho certeza que faremos e continuaremos a fazer outros bons negócios ao seu País e ao nosso Estado”, completou.