Português Italian English Spanish

Lutadora de Barra do Garças disputa, em Paris, Campeonato Europeu de Jiu-jitsu

Lutadora de Barra do Garças disputa, em Paris, Campeonato Europeu de Jiu-jitsu

Endha Cristina é filha do professor Fábio e uma atleta determinada que alcança o auge de sua carreira nesta competição internacional

Compartile este conteúdo:

 

]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

João Pedro Donadel / Semana 7
ARAGUAIA NOTÍCIA


A atleta barra-garcense Endha Cristina participará do Campeonato Europeu de Jiu-jitsu, que começa no próximo dia 23 de janeiro, em Paris, na França.

Ela embarca neste sábado (21) para a Europa e competirá no velho continente depois de quatro anos.

A lutadora conta com experiência no jiu-jitsu europeu. Endha começou a lutar na modalidade na Irlanda, em 2016, com o treinador Jorge Santos. Por lá, ela ficou até 2019 e neste período venceu cinco campeonatos no país, sendo três vezes campeã do Ireland Open.

"É especial voltar à Europa. Foi lá que comecei no jiu-jitsu, vou reencontrar meu professor, meus amigos e também tenho família no continente. Eles poderão me acompanhar de perto", disse. 

Na reta final de preparação, a atleta foca nos exercícios de força e resistência. Para isso, ela usa o crossfit. "É fundamental hoje no mundo da luta, seja pelos exercícios de arranque ou então pelo cardio", explica.

No europeu, Endha lutará na categoria adulto leve faixa marrom. Com ela, estarão mais 12 meninas, destas, duas são brasileiras. Suas lutas acontecerão no dia 27 de janeiro e a expectativa é pelo ouro. "Quero trazer a primeira medalha em campeonato europeu para Barra do Garças", destaca. Ela terminou o ano de 2022 como a primeira no ranking brasileiro de sua categoria.

A lutadora conta com mais de 15 anos de tatame. Ela começou a praticar taekwondo com seu pai, Fábio Faria, aos 7 anos. Na modalidade, a atleta foi campeã brasileira duas vezes e vice mais uma. Esses resultados a levaram para a seleção brasileira de cadete. 

Representando o Brasil, Endha foi bronze no pan-americano de taekwondo no México, em 2013, aos 14 anos. Essa medalha foi a primeira internacional para mulheres mato-grossenses na modalidade.

Compartile este conteúdo: