Nessa última terça-feira (3) em sessão no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) as contas de 2018 da cidade de Pontal do Araguaia, sob a responsabilidade do prefeito Gerson Rosa (PSDB) foram reprovadas por unanimidades dentre os conselheiros. O relator do caso foi o conselheiro Moisés Maciel.
No relatório preliminar de auditoria da Secex de Receita e Governo apontou 11 irregularidades, sendo nove de natureza grave e duas de natureza gravíssima. Já a Secex de Previdência apontou quatro irregularidades, sendo elas duas de natureza grave e duas gravíssimas.
Devidamente notificado, Gerson apresentou sua defesa, e após análise, a Secex de Receita e Governo manteve as 11 irregularidades, já a de Previdência opinou pelo saneamento de todas as irregularidades, contudo se manifestou para a tomada de contas com a finalidade de apurar o montante de juros gerados decorrentes do pagamento das contribuições das instituições de 2018 fora do prazo legal e identificar o responsável.
Com isso o TCE, por meio do procurador de contas William de Almeida Brito Júnior, opinou por parecer prévio contrário à aprovação das contas de governo do ano em questão. Essa foi a síntese lida pelo relator Moisés Maciel. Após a leitura, o mesmo partiu para o voto. Veja vídeo