Português (Brasil)

Clima de deserto: umidade do ar em Barra do Garças pode ficar abaixo de 12%

Clima de deserto: umidade do ar em Barra do Garças pode ficar abaixo de 12%

Outros municípios do Araguaia também estão sob alerta vermelho de “grande perigo”, conforme Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Foto: Marcos Ermínio

Da Redação


 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho de “grande perigo” devido à baixa umidade do ar para quase todo o estado de Goiás e algumas áreas de Mato Grosso, Tocantins, Bahia e Minas Gerais. De acordo com o aviso, a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 12%, mais seco que o deserto do Saara, na África, por exemplo, onde a umidade costuma variar entre 14% e 20%.

A umidade abaixo de 12% também representa grande risco à saúde e aumenta as chances de ocorrência de incêndios florestais.

O alerta é válido até as 17h desta terça-feira (13) e, em Mato Grosso, atinge municípios da região Araguaia como Água Boa, Alto Boa Vista, Araguaiana, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Canarana, Cocalinho, General Carneiro, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Querência, Ribeirão Cascalheira, Ribeirãozinho, São Félix do Araguaia, Serra Nova Dourada, Tesouro e Torixoréu.

De acordo com o Inmet, a onda de calor que afeta a área central do Brasil traz temperaturas máximas em torno de 40°C. As altas temperaturas são provocadas a partir da formação de uma massa de ar seco associada à falta de chuva, cenário comum nesta época do ano na região. Além disso, segundo especialistas, conforme os dias sem chuva se prolongam, a massa de ar seco se intensifica. A chegada da primavera, na segunda quinzena de setembro, também contribui para as temperaturas elevadas.

O órgão ressalta ainda a necessidade de ingerir bastante líquido, usar hidratante para pele, umidificar ambientes e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Atividades físicas também podem ser nocivas durante o tempo seco.

Em Barra do Garças, a semana terá máximas de até 41ºC e mínimas de 24ºC, com possibilidade de chuva quase nula. As informações são do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).