Bolsonaro perderia para Lula, Doria, Ciro e Leite no 2º turno, mostra pesquisa
Redação Notícias / Yahoo
-
Ex-presidente Lula segue na liderança do 1º turno
-
Petista também venceria em todos os cenários de 2º turno avaliados
-
Presidente tem 30% das intenções de voto no 1º turno
De acordo com a pesquisa PoderData, do jornal Poder 360, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) perderia no 2º turno das eleições presidenciais em todos os cenários avaliados. Enquanto isso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém sua liderança já no 1º turno da corrida presidencial de 2022, com 40% das intenções de voto, o que representa um aumento de 3% em um mês.
A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 de setembro. Foram realizadas 2.500 entrevistas em 451 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O PoderData leva em consideração os nomes que estão mais em alta no momento da pesquisa.
No primeiro turno, o presidente Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 30% das intenções de votos, um acréscimo de 2% em relação ao último levantamento.
Eles são seguidos por:
-
Ciro Gomes (PDT), com 5%;
-
José Luiz Datena, com 4%;
-
Henrique Mandetta (DEM), com 3%;
-
João Doria (PSDB), com 3%;
-
Rodrigo Pacheco (DEM), com 2%;
-
Aldo Rebelo (sem partido), com 1%;
-
Alessandro Vieira (Cidadania), com 1%.
No momento, Doria e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, disputam as prévias do PSDB para a candidatura à Presidência da República. Caso dispute a corrida no lugar do colega, Leite teria 4% dos votos no primeiro turno.
Nesse cenário , as intenções de voto em Lula sobem para 43% e em Bolsonaro caem para 28%.
A pesquisa também mostrou que Lula tem 42% das intenções de voto das mulheres, 47% daqueles com idade entre 45 e 59 anos, 43% dos moradores da região Sudeste, 51% dos moradores da região Nordeste e 45% entre pessoas com escolaridade até o ensino fundamental.
Já Bolsonaro se sai melhor entre homens (41%), pessoas com mais de 60 anos (34%) e moradores da região Sul (47%).
2º Turno
Caso chegue ao 2º turno das eleições presidenciais, Bolsonaro perderia em todos os cenários avaliados pela pesquisa. Contra o ex-presidente Lula, teria 33% dos votos, quanto o petista ficaria com 56%.
Em um cenário de disputa com o governador Doria, Bolsonaro tem 35% das intenções de voto contra 46% para o tucano. Caso dispute com o colega de partido de Doria, Eduardo Leite, teria 34% dos votos, enquanto o adversário ficaria com 44%.
Na disputa com Ciro Gomes, Bolsonaro teria 36% dos votos e o candidato do PDT, 46%.
Já Lula ganharia em todos os cenários avaliados para o 2º turno. Na disputa contra qualquer um dos dois presidenciáveis do PSDB, teria 56% dos votos contra 15% para Doria ou Leite.