Após denúncia votação para presidente da câmara de vereadores de Pontal do Araguaia é suspensa.
A Câmara Municipal de Pontal do Araguaia – MT, realizou na noite de segunda – feira, 13 de dezembro de 2021, sessão ordinária, em que deveria ter elegido a Mesa Diretora da Casa para o ano de 2022. No entanto, uma denúncia do Dr° Hygor Silva Santos – Advogado, munícipe de Pontal do Araguaia, junto ao Ministério Público Estadual, levou os parlamentares a optarem pelo adiamento da eleição.
Denuncia essa que foi recebida na tarde de segunda-feira (13), dessa forma minutos antes da abertura do processo de votação, a presidente da Câmara, vereadora Fabiana Corte – MDB, entregou a secretária da mesa para que a mesma fizesse a leitura da notificação recebida, oficializando o registro da denúncia naquele órgão, peticionando a inconstitucionalidade da Lei que modificou o processo de eleição da Mesa da Casa.
As três últimas Legislatura da Câmara Municipal de Pontal do Araguaia-MT, foram marcadas pela divisão dos mandatos das Mesas Diretoras, em biênios. De maneira consensual o presidente renunciava e o vice-presidente assumia.
No final da legislatura passada, foi aprovada reformulação do Regimento Interno onde no dia 14 de dezembro de 2020 foi votado o Projeto de Emenda à Lei orgânica Municipal n° 015/2020 de autoria da ex-vereadora Maria Glória da Silva, no qual modificava o artigo 22 da Lei Orgânica Municipal, possibilitando a eleição, anual da Mesa Diretora, por sua vez o denunciante informou ao Ministério Público a respeito do intervalo entre os dias 14 a 23 foram de 9 dias e não de 10 dias exigidos pela Lei Municipal Maior, e é neste aspecto que se pleiteia a inconstitucionalidade da eleição.
O clima esquentou entre um grupo que desejava realizar a eleição mesmo com a notificação ora recebida sendo que uns preferiam o adiamento outros preferiam a votação.
Diante dos fatos a presidente Fabiana Corte – MDB, levou a decisão ao “Soberano Plenário” que decidiu pelo adiamento da eleição, remarcada para o próximo dia 22/12/21 ás 20hs.
Até ontem, 13/12/2021, os prováveis presidenciáveis eram o vereador Claudio Freitas – DEM e Vicente Ferreira, o Vicentão – PSD. Com o adiamento da eleição, novos nomes passaram a serem cogitados nos bastidores.
Por: Pontaldoaraguaianews.com
Ivone Lima