Português Italian English Spanish

Eleição para Mesa Diretora é marcada para noite de terça-feira

Eleição para Mesa Diretora é marcada para noite de terça-feira


Botelho admitiu que pode ocupar outro cargo, como o de primeiro-secretário, em uma das chapas

Fablicio Rodrigues/ALMT

O plenário da Assembleia Legislativa, que terá novo comando a partir de amanhã

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO MIDIA NEWS

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), informou que a nova eleição para a Mesa Diretora será realizada nesta terça-feira (23) às 19h.

 

Segundo o parlamentar, as chapas deverão se inscrever até as 17h de terça-feira.

 

A decisão cumpre uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu os efeitos da eleição para a Mesa Diretora que o reconduziu à presidência neste biênio (2021-2023).

 

"Comunique-se, imediatamente, à Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso, para ciência e imediato cumprimento desta decisão, solicitando-lhe informações quanto ao seu cumprimento e data da nova eleição, no prazo de dias 48 (quarenta e oito) horas", diz trecho da decisão. 

 

Botelho chegou a ser comunicado sobre a possibilidade de recorrer da decisão pela Procuradoria-Geral da Assembleia Legislativa. Contudo, o presidente decidiu que não apresentará recurso e cumprirá a decisão.

 

Novos nomes

 

Na determinação do ministro Alexandre de Moraes, ainda ficou estabelecido o afastamento de todos os demais membros da Mesa Diretora que já ocupavam o mesmo cargo nos biênios 2017/2018 e 2019/2020.

 

A decisão veda a posse de parlamentares que compuseram a Mesa nos biênios 2017/2018 e 2019/2020, nos mesmos cargos. 

 

Assim, Botelho pode ocupar cargo no comando da Casa, exceto para presidente. Bem como a  deputada Janaina Riva (MDB) não poderá ocupar a vice-presidência, e Max Russi (PSB), a primeira-secretaria. 

 

Ao MidiaNews, Botelho admitiu que pode ocupar outro cargo, como a primeira-secretaria, em uma das chapas. "Bem possível", revelou.