Português Italian English Spanish

Fake News nas eleições 2020:

Fake News nas eleições 2020:


Fake News nas eleições 2020:

O município de Pontal do Araguaia-MT (508 Km de Cuiabá) deverá chegar às eleições municipais de 2020 enfrentando muitos problemas, no que diz respeito à desinformação e à propagação de notícias falsas. Ainda em pré-campanha, e já começaram as disseminações em redes sociais, de Fake News na tentativa de macular a imagem daquelas pré – candidaturas que aparecem liderando nas pesquisas de intenção de voto.

Na pacata cidade do interior de Mato Grosso, ainda existe uns tais “estrategistas políticos”, com os pés cravados lá na Republica do Café com Leite, representantes do atraso e do coronelismo, que adotam como estratégia de campanha, atacar de maneira sorrateira e covarde, a honra daqueles que apresentam maior credibilidade popular. Com o advento da internet e suas redes sociais esses criminosos ganham um terreno fértil para propagação da difamação e da calunia.

Todavia, as Policias Federal e Civil da Comarca de Barra do Garças, a qual pertence Pontal do Araguaia, vem fechando o cerco contra os crimes cibernéticos, conseguindo identificar a origem desses Fake News e processando os criminosos.

Da mesma maneira recentemente a Justiça Eleitoral, acatando pedido do Ministério Público Eleitoral de Mato Grosso, determinou que pré-candidatos removessem das redes sociais, imagens que considerou propaganda eleitoral extemporânea. Isso significa dizer que, o aparato estatal está atento e preparado para o enfrentamento aos criminosos cibernéticos em tempos de eleições.

Nos bastidores da política local, “corre a boca miúda”, que usuários das redes sociais que compartilharam estas falsas notícias e os administradores dos grupos por onde elas foram veiculadas, deverão ser chamados à Delegacia de Policia para prestar esclarecimentos, visto que as pessoas citadas nos pôsters difamatórios, registraram Boletim de Ocorrência, solicitando a identificação dos responsáveis. Boatos, também dão conta de que, técnicos especializados em redes sociais já identificaram de qual grupo politico local, partiram os ataques e estão muito próximos da identificação do IP, de onde a mensagem foi originada.

Denúncias – A população que verificar irregularidades de pré-candidatos durante o período eleitoral, como propaganda irregular, publicações patrocinadas em páginas do Instagram e Facebook, ou em alguma outra rede social, qualquer forma de corrupção eleitoral ou fake news, devem comunicar o Ministério Público Eleitoral por meio da Sala de Atendimento ao Cidadão, pelo endereço www.mpf.mp.br/para-o-cidadao/sac, ou pelo e-mail: zona09@tre-mt.jus.br

Para denunciar, o cidadão deverá copiar a url, que é o endereço da publicação patrocinada, fazer um “print” da publicação, ou gravar vídeos, áudios, e outras informações possíveis, e encaminhar por meio da Sala de Atendimento ao Cidadão, para que possa ser feita a investigação. “Caso comprovado, o candidato poderá ser multado e será retirada da publicidade do ar, sem prejuízo de responder por abuso de poder, conforme o caso”, concluiu a procuradora eleitoral.

Texto: Prof. “KK”

Pontal do Araguaianews.com