106 prefeitos aptos a tentar reeleição
Romilson Dourado - Jornalista
Por Romilson Dourado
Cento e seis prefeitos dos 141 do Estado (75%) estão aptos a concorrer à reeleição. Destes, oito são de cidades pólos, incluindo o emedebista Léo Bortolin, que está com apenas um ano e meio de mandato em Primavera do Leste.
Nos principais polos devem buscar novo mandato Emanuel Pinheiro, em Cuiabá; Zé do Pátio (Rondonópolis), Rosana Martinelli (Sinop), Ari Lafin (Sorriso), Noboru Tomiyoshi (Colíder) e Luiz Binotti (Lucas do Rio Verde).
Outros 34 estão fora porque exercem hoje o segundo mandato consecutivo - saiba quem são logo abaixo.
Dos 141 prefeitos mato-grossenses, 34 (34,1%) estão no segundo mandato consecutivo, portanto, não podem disputar o mesmo posto em 2020.
A única esperança, assim mesmo remotíssima, é da várzea-grandense Lucimar Campos (DEM), que não se elegeu em 2012, mas depois assumiu o Executivo com a cassação de Walace Guimarães e, em 2016, se reelegeu. Para uns, há brechas da Justiça Eleitoral que permitem Lucimar concorrer de novo. Outros, porém, entendem que ela já exerce o segundo mandato consecutivo.
Dos 34 prefeitos, cinco são de cidades polos, como Asiel Bezerra, em Alta Floresta; Beto Farias, em Barra do Garças; Francis Maris, em Cáceres; Fábio Junqueira, em Tangará da Serra; e Lucimar, em Várzea Grande - confira no quadro acima quem são os prefeitos que estarão fora do páreo no próximo ano.